1 ano da nossa Shufi!

quarta-feira, dezembro 06, 2017

Meus queridos, parece que foi ontem que vos contei que estava grávida, mal podia caber em mim de contente e partilhar essa noticia com vocês, foi uma excitação! A gravidez não passou exactamente a voar, enjoos até aos 4 meses, dores no cocix, nas costas, para as quais os quase 20kg que engordei, certamente não ajudaram, o desconforto do 3ª trimestre, enfim...lembro-me que quando recuperei a minha anatomia, me sentia estranha, já não reconhecia a leveza com que se faziam as mais simples tarefas, foi um alívio e tanto!
Depois chegou ela...a vida mudou tannnnnnnnto, para tão melhor! Não vou negar que as primeiras 3 semanas foram duras "pra xuxu" mas o amor que cresce todos os dias, a toda a hora, é avassalador e inunda tudo, só deixa espaço para as coisas boas! A Shufi embora nunca parasse quieta na minha barriga, foi ( e digo foi, porque hoje ela é uma autêntica automotora) um bebé muito calmo, chorava pouco, era descomplicada, mamava, miminho, soninho e pronto...mas aos 4 meses meus amigos a mudança deu-se!!!
Super bem disposta, mas muito mais ativa, com sonos muito curtos e muito mais presente. Tem sido uma alegria vê-la crescer, a nossa casa tem musica o dia inteiro, porque ela passa o dia inteiro a dançar. Eu e o meu marido sabemos de cor, de traz para a frente todas as músicas do Panda, do Avô Cantigas, já para não falar do cancioneiro infantil, sempre na nossa memória e na ponta da língua. No momento a música "O Pópó do Papá" é a que tem mais saída (confesso que mamãe e papai também lhe acham graça, acabam sempre por cantá-la e fazer coreografia apropriada) ela dança e abana-se sempre que a ouve, é só rir! Já está quase a andar sozinha, mas como é uma acelerada, desequilibra-se e tomba, valem-lhe os airbags que lhe vieram de serie!!!
Balbucia qualquer coisa muito parecido com "mamã" mas não me parece que seja dirigido a mim, acho que é ela a experimentar a voz e os vocábulos, outras vezes parece mesmo que me está a chamar. Já entende tudo muito bem, detesta a palavra "não" e não sei onde aprendeu meus amigos, mas ela já sabe o que é charme, já sabe o que é graxa e sabe exatamente como os usar para não ter que ouvir a palavra não!!! E esta hein?? Quando me apercebi disto fiquei atónita, bem sei que isto não deve ser uma singularidade da Sofia, mas nunca me passou pela cabeça que uma criança de 11 meses, soubesse o  que é contornar vontades e nos testasse tantas vezes. É irrequieta, mimada, tem personalidade (que é eufemismo para pêlo na venta) engraçada e ternurenta, pesa chumbo e está quase do meu tamanho, as minhas costas e braços já mal aguentam, mas vontade de a ter no colo e agarrar o meu bebé, enquanto é bebé é tanta, que o alívio que poderia dar a braços e a costas, o coração não consente. 
Passou a correr este ano, ano de muita aprendizagem, mas feliz, feliz, feliz!!! Ontem fez um aninho, foi dia de mimo para os três, passeámos, comemorámos com a família, demos-lhe mais de 1 milhão de beijos e agradecemos a benção que ela é nas nossas vidas. Como era a vida antes dela? Como amávamos, antes dela? Não sei, já não me lembro, nem quero. Como diz o meu marido (que se baba, mas coisa de litros, sempre que olha para a filha)  - ela é uma moca! -  e é mesmo! Gorda da nossa vida!






Bolo escolhido pela própria Sofia! Enquanto via o portfólio da Sabor a Festa ela via também, e muito embora eu quisesse um pintaínho no bolo, ela viu a Minie, que de resto já conhece cá em casa e a quem abraça muito, muito, ela soltou um valente "AH" e eu o meu marido percebemos que o bolo estava escolhido. Há alturas na vida que uma decoradora, embora lute, tem de sucumbir ao cartoon. O bolo era uma delícia e ela estava muito feliz e assim fica tudo certo!

Beijo malta, até amanhã!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Parabéns à Sofia e aos pápás!!
    Que seja sempre uma menina de LUZ

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à Sofia pelo seu 1º. ano. Que a vida lhe continue a dar essa vontade, essa alegria para dançar e muita saúde para crescer em harmonia e sabedoria. Beijinhos para ela e aos pais "babados"...
    VeraM

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns à Sofia e aos pais! Quilos de felicidades para todos!

    ResponderEliminar
  4. hello:) é verdade, passa tão depressa, a Sofia parece uma bonequinha, até eu tenho saudades dos meus assim picolos, por isso aproveite bem todos os momentos. Parabéns à mãe e à Shufi! que venham daí muitos e bons anos , bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns aos pais e à picola Shufi! É verdade, o tempo passa rápido mas os corações enchem-se de vivências únicas. Desfrutem, celebrem muito e muitos, muitos e bons anos. Bjs

    ResponderEliminar